Fabiano Parreiras

25 de set de 20202 min

Duas crenças podem separar você do seu objetivo

Você já deve ter ouvido falar em "crenças limitantes". São crenças que tiram a sua coragem, a sua autoconfiança. Algumas crenças fazem você sabotar o próprio sucesso, mesmo que ele esteja prestes a ser alcançado. Existem dois tipos de crenças limitantes que podem separar você do seu objetivo:

- Não consigo (incompetência);

- Não mereço (indignidade).

A primeira crença entra em ação quando nos julgamos incapazes de superar os obstáculos. É o que faz um jovem desistir do emprego dos seus sonhos numa multinacional por acreditar que nunca será fluente em Inglês.

A segunda crença, a do merecimento, age como uma espécie de culpa. Conhece algum profissional brilhante que não se permite alcançar patamares superiores? Talvez ele se julgue indigno de prosperar. Talvez, tenha passado a vida escutando que não conseguiria ser alguém porque não ia bem na escola. Assim, na vida adulta, quando começa a avançar, se sabota e encontra uma desculpa para ter falhado.

Uma empresa norte-americana fez uma experiência curiosa, há alguns anos - dobrou o número de representantes comerciais que tinha em uma determinada região. No início, os representantes veteranos protestaram porque suas áreas estavam sendo divididas ao meio e isso comprometeria suas receitas. Algum tempo depois, porém, eles conseguiram trazer suas receitas ao mesmo nível de antes da divisão. Foi quando a empresa decidiu dobrar o número de representantes mais uma vez. De novo, houve protestos e, de novo, os representantes conseguiram recuperar o nível de suas receitas depois de algum tempo. O caso mostrou que temos mais limites nas nossas próprias cabeças do que no ambiente externo.

Reflita sobre suas crenças. No seu dia-a-dia, preste atenção no que realmente acredita, em como se vê daqui a alguns anos. Construa uma visão positiva de si mesmo. Certamente, você será no futuro uma reprodução absoluta de como acredita que será.

#metas #objetivos #planodeação #sucesso #prosperidade #obstáculos #crescimento #maturidade #felicidade

    1