Perguntas Frequentes sobre Pesquisa de Clima

O que é o Desenvolvimento de Competências


O Desenvolvimento de Competências é um processo que visa à melhoria de performance profissional para se alcançar um objetivo audacioso, ou para se superar algum obstáculo no trabalho. No Desenvolvimento de Competências, o cliente se submete a análises comportamentais e de perfil, tem o apoio do analista comportamental para elaborar um plano de ação, se propõe a realizar as ações planejadas e acompanha seus próprios resultados para o alcance do seu objetivo. O Desenvolvimento de Competências é realizado 100% online, em sessões semanais com uma hora de duração, por um período de 12 semanas. Ao final de um primeiro ciclo de 12 semanas, cliente e analista poderão estabelecer novos objetivos e iniciar um novo ciclo.




Quais resultados posso obter com o Desenvolvimento de Competências?


O Desenvolvimento de Competências proporciona algum efeito terapêutico com técnicas de Psicanálise, dependendo da necessidade do cliente. Além disso, com técnicas de Coaching, Mentoria e Análise Comportamental, o Desenvolvimento de Competências pode proporcionar: - Descoberta de um propósito profissional claro; - Melhor relacionamento interpessoal; - Autoestima e autoconfiança; - Desenvolvimento das suas habilidades gerenciais; - Desenvolvimento das suas habilidades de liderança; - Desenvolvimento das suas habilidades de negociação; - Economia de tempo e energia, a partir do alinhamento do seu propósito com suas táticas e ações.




Como é possível realizar o Desenvolvimento de Competências online?


Atualmente, cirurgiões médicos realizam procedimentos arriscados pela Internet, visualizando o corpo do paciente com a ajuda de câmeras de vídeo e operando com mãos biônicas, estando o paciente num continente e o médico noutro. Terapeutas, consultores, vendedores, compradores e diversos outros profissionais realizam seus trabalhos totalmente pela Internet, por meio de videochamadas com a ajuda de aplicativos de compartilhamento de tela. Desde que realizada por profissionais devidamente capacitados, o Desenvolvimento de Competências online pode ser mais produtivo do que uma reunião presencial, pois cliente e analista comportamental acabam se concentrando no que deve ser feito, não gastando tempo com hamenidades, cafezinho e eventuais atrasos. Valorizamos as relações interpessoais recheadas de calor humano, com apertos de mão e abraços de despedida, mas também valorizamos a produtividade. Entendemos que você chegou neste site a fim de desenvolver suas competências, para ter melhores condições de abraçar as pessoas que você ama e que podem estar precisando do seu precioso tempo. Enfim, é bom ressaltar que a agilidade e o baixo custo do trabalho online superam supostas diferenças de aprofundamento do trabalho presencial. A tecnologia tem ajudado inúmeras empresas e profissionais ao redor do mundo e, certamente, o trabalho online se tornará mais comum a cada dia.




Como é o passo-a-passo do Desenvolvimento de Competências?


O Desenvolvimento de Competências não tem uma estrutrura rígida. Quando uma sessão começa, o Analista Comportamental deve compreender como foram os últimos dias do cliente desde a última sessão. Dependendo da necessidade do cliente, podem ser usadas diferentes ferramentas e técnicas para aproximá-lo do seu objetivo, a cada sessão. Basicamente, o Desenvolvimento de Competências pode ser composto das seguintes fases, em ordem aleatória, conforme a necessidade do cliente:

  • Estudo da autopercepção do(a) profissional;
  • Análise Comportamental DISC / Assessment:
  • Identificação das áreas de talento e das competências;
  • Identificação da competência motriz do(a) profissional;
  • Descoberta da Identidade Estratégica do(a) profissional;
  • Definição de objetivos e metas em diferentes perspectivas;
  • Análise das oportunidades e desafios do ambiente externo;
  • Definição de iniciativas para alcance dos objetivos e das metas;
  • Follow-up das iniciativas definidas para a melhoria de performance;
  • Estudo das emoções que movem o(a) profissional no seu dia a dia;
  • Desenvolvimento de habilidades de relações humanas e liderança;
  • Técnicas de controle de preocupações e solução de problemas;
  • Tratamento de crenças limitantes.
Cada uma das etapas acima pode ser composta de subetapas com ferramentas e exercícios específicos.




Como posso ter certeza do sigilo profissional no trabalho online?


Para as reuniões online, utilizamos aplicativos bastante conhecidos como Google e Zoom. Seguimos o código de ética da Sociedade Brasileira de Psicanálise Moderna, o qual recomenda registrar o mínimo de informações de cada sessão. Mesmo quando o Desenvolvimento de Competências é contratado por uma empresa a ser aplicado em seus executivos, apenas as informações autorizadas pelo cliente são fornecidas à empresa contratante. Além de tudo isso, o mais importante é que o sigilo profissional é um pilar desta atividade. Apresentar informações de um cliente a qualquer pessoa destruiria a reputação de um Analista Comportamental, principalmente na Internet.




O que é "competência"?


Competência é a capacidade de realizar um trabalho bem feito. Os profissionais de desenvolvimento profissional dizem que uma competência é formada por três componentes, cujas iniciais forma o acróstico CHA: Conhecimento = domínio da teoria sobre o assunto; Habilidades = capacidade de colocar o conhecimento em prática; Atitude = conjunto de iniciativas e uma postura adequada do profissional, que permitirá manter o conhecimento e as habilidades em desenvolvimento, bem como exercitá-los gerando frutos.





whatsapp fabiano parreiras