Perguntas Frequentes sobre Pesquisa de Clima

O que é uma Pesquisa de Clima Organizacional


A Pesquisa de Clima Organizacional é o estudo de como a empresa é percebida pelos seus colaboradores internos, a partir de questionamentos diretos a cada colaborador sobre aspectos como liderança, cooperação e autonomia dentro da organização empresarial. Com uma Pesquisa de Clima, é possível identificar pontos de melhoria na gestão e, então, planejar iniciativas para obtenção de resultados superiores.




Quais resultados posso obter com uma Pesquisa de Clima?


Os resultados diretos da Pesquisa de Clima são: - Mostrar aos funcionários que a opinião deles é ouvida; - Permitir aos líderes concentrar esforços no que precisa ser feito. A partir disso, é possível planejar iniciativas que geram: - Satisfação no trabalho; - Engajamento das equipes; - Menos rotatividade; - Mais produtividade.




Como é possível realizar uma Pesquisa de Clima não presencial?


Assim como é possível vender qualquer produto por telefone ou pela Internet, é possível, também, avaliar o ponto de vista das pessoas acerca dos diversos aspectos do seu ambiente de trabalho. Desde que realizada por profissionais devidamente capacitados, a Pesquisa de Clima "não presencial" permite obter depoimentos verdadeiros e profundos da maioria dos funcionários, chegando-se a conclusões extremamente importantes para a empresa. A agilidade e o baixo custo da pesquisa "não presencial" superam supostas diferenças de aprofundamento da entrevista presencial. A tecnologia tem ajudado inúmeras empresas e profissionais ao redor do mundo. Novos aplicativos tornaram possível realizar terapias psicológicas, consultas médicas e reuniões importantes por videochamada. O mesmo se aplica à Pesquisa de Clima Organizacional.




Como é o passo-a-passo da Pesquisa de Clima não-presencial?


A Pesquisa de Clima é feita em duas etapas: 1. Os funcionários respondem um questionário eletrônico; 2. Um(a) entrevistador(a) da nossa equipe realiza entrevistas com os funcionários (recomendamos o mínimo de 1/3 dos funcionários) para complementar as respostas do formulário e propiciar uma análise mais bem feita do clima organizacional. Em seguida, todas as informações coletadas são devidamente organizadas num "relatório de pesquisa", que é apresentado às lideranças. Na apresentação do relatório, podem ser apresentadas sugestões de melhorias aos gestores da empresa cliente.




Como os funcionários têm acesso ao formulário eletrônico?


No ato da contratação da pesquisa, o gestor da empresa cliente define se os seus funcionários receberão o link do formulário eletrônico por e-mail ou WhatsApp. - E-mail = os endereços de e-mail dos funcionários devem ser enviados em TXT (separados por ponto e vírgula) ou Excel; - WhatsApp = os contatos dos funcionários devem ser enviados para o nosso WhatsApp. Neste caso, chamamos a atenção para a necessidade de enviar os arquivos dos contatos de todos os funcionários, não os números de WhatsApp.




O que é Clima Organizacional?


O Clima Organizacional é o sentimento, a percepção dos colaboradores internos acerca do ambiente de trabalho. Quando o Clima Organizacional é bom, as pessoas trabalham motivadas, com um sentimento de pertencimento à organização. Mas quando o Clima Organizacional é ruim, as pessoas sofrem para ir ao trabalho e mal veem a hora de sair de lá, durante todo o expediente. Curiosamente, quando um visitante de fora da organização entra num ambiente de trabalho com um "clima" bom, ele se sente bem e, muitas vezes, nem sabe explicar o motivo. O contrário também acontece. Portanto, o Clima Organizacional interfere não só na satisfação e na performance dos funcionários, mas também nas relações com clientes, fornecedores e parceiros.