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fazendo um trabalho em conjunto

Pesquisa de Clima Organizacional

  • Organizações com alto engajamento superam as demais em até 202%

  • Alto engajamento gera retorno de 19% maior aos acionistas

  • Profissionais engajados se mantêm na empresa por mais tempo

  • Vendedores engajados vendem cerca de 49% mais

  • 70% dos funcionários engajados encontram soluções para os clientes, contra 17% dos não engajados

Fonte: Dale Carnegie Institute

Imagine se você soubesse o que motiva e o que desmotiva seus colaboradores! É o que podemos descobrir com uma Pesquisa de Clima Organizacional.

Fazemos Pesquisas de Clima com rapidez, estejam seus colaboradores onde estiverem. Nosso processo é conduzido à distância, com profissionais preparados para demonstrar confiabilidade e ética em cada etapa.

Com a nossa Pesquisa de Clima, você receberá um relatório quantitativo e qualitativo revelando como suas equipes percebem a estrutura, o grau de cooperação, a liderança e vários outros aspectos da sua empresa.

Para realizar uma Pesquisa de Clima Organizacional com seus colaboradores, precisamos entender um pouco do seu negócio. De acordo com as informações que você nos enviar via formulário de solicitação de proposta, será preparada uma estrutura de questões personalizada. Algumas destas questões serão respondidas por um link, anonimamente. Outras serão respondidas em entrevistas por telefone ou videochamada.

Em menos de uma semana, você pode receber o relatório da sua Pesquisa de Clima com pareceres e sugestões de melhoria para elevar o grau de engajamento na sua empresa.

E uma ótima notícia: o investimento na Pesquisa de Clima é baixo. Realizamos Pesquisas de Clima Organizacional para empresas de todos os tamanhos e segmentos.

O ideal é que a Pesquisa de Clima seja realizada por uma empresa contratada, para conferir mais isenção e credibilidade. Os funcionários costumam se abrir mais com pessoas de fora. Além disso, um terceiro que não esteja diretamente envolvido no dia a dia da empresa conseguirá analisar as questões com mais racionalidade.

Vantagens da Pesquisa de Clima:

  • Perceber a organização pelo ponto de vista dos colaboradores;

  • Saber ao certo o que pode ser feito para melhorar o engajamento;

  • Concentrar os esforços no que realmente precisa ser feito;

  • Ter parâmetros para estabelecer metas de melhorias;

  • Mostrar aos colaboradores que eles são ouvidos;

  • Identificar as causas de resultados diferentes entre unidades da mesma empresa, ou diferentes setores/lideranças.

PERGUNTAS FREQUENTES

O QUE É CLIMA ORGANIZACIONAL?

O Clima Organizacional é o sentimento, a percepção dos colaboradores internos acerca do ambiente de trabalho.

Quando o Clima Organizacional é bom, as pessoas trabalham motivadas, com um sentimento de pertencimento à organização. Mas quando o Clima Organizacional é ruim, as pessoas sofrem para ir ao trabalho e mal veem a hora de sair de lá, durante todo o expediente.

Curiosamente, quando um visitante de fora da organização entra num ambiente de trabalho com um "clima" bom, ele se sente bem e, muitas vezes, nem sabe explicar o motivo. O contrário também acontece. Portanto, o Clima Organizacional interfere não só na satisfação e na performance dos funcionários, mas também nas relações com clientes, fornecedores e parceiros.

 

O QUE É UMA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

A Pesquisa de Clima Organizacional é o estudo de como a empresa é percebida pelos seus colaboradores internos, a partir de questionamentos diretos a cada colaborador sobre aspectos como liderança, cooperação e autonomia dentro da organização empresarial.

Com uma Pesquisa de Clima, é possível identificar pontos de melhoria na gestão e, então, planejar iniciativas para obtenção de resultados superiores.

 

QUAIS RESULTADOS POSSO OBTER COM UMA PESQUISA DE CLIMA?

Os resultados diretos da Pesquisa de Clima são:

- Mostrar aos funcionários que a opinião deles é ouvida;

- Permitir aos líderes concentrar esforços no que precisa ser feito.

A partir disso, é possível planejar iniciativas que geram:

- Satisfação no trabalho;

- Engajamento das equipes;

- Menos rotatividade;

- Mais produtividade.

 

COMO É POSSÍVEL REALIZAR UMA PESQUISA DE CLIMA NÃO PRESENCIAL?

Assim como é possível vender qualquer produto por telefone ou pela Internet, é possível, também, avaliar o ponto de vista das pessoas acerca dos diversos aspectos do seu ambiente de trabalho.

Desde que realizada por profissionais devidamente capacitados, a Pesquisa de Clima "não presencial" permite obter depoimentos verdadeiros e profundos da maioria dos funcionários, chegando-se a conclusões extremamente importantes para a empresa.

A agilidade e o baixo custo da pesquisa "não presencial" superam supostas diferenças de aprofundamento da entrevista presencial. A tecnologia tem ajudado inúmeras empresas e profissionais ao redor do mundo. Novos aplicativos tornaram possível realizar terapias psicológicas, consultas médicas e reuniões importantes por videochamada. O mesmo se aplica à Pesquisa de Clima Organizacional.

 

COMO É O PASSO-A-PASSO DA PESQUISA DE CLIMA NÃO-PRESENCIAL?

A Pesquisa de Clima é feita em duas etapas:

1. Os funcionários respondem um questionário eletrônico;

2. Um(a) entrevistador(a) da nossa equipe realiza entrevistas com os funcionários (recomendamos o mínimo de 1/3 dos funcionários) para complementar as respostas do formulário e propiciar uma análise mais bem feita do clima organizacional.

Em seguida, todas as informações coletadas são devidamente organizadas num "relatório de pesquisa", que é apresentado às lideranças. Na apresentação do relatório, podem ser apresentadas sugestões de melhorias aos gestores da empresa cliente.

 

COMO OS FUNCIONÁRIOS TÊM ACESSO AO FORMULÁRIO ELETRÔNICO?

No ato da contratação da pesquisa, o gestor da empresa cliente define se os seus funcionários receberão o link do formulário eletrônico por e-mail ou WhatsApp.

- E-mail = os endereços de e-mail dos funcionários devem ser enviados em TXT (separados por ponto e vírgula) ou Excel;

- WhatsApp = os contatos dos funcionários devem ser enviados para o nosso WhatsApp. Neste caso, chamamos a atenção para a necessidade de enviar os arquivos dos contatos de todos os funcionários, não os números de WhatsApp.

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