top of page

A Roda das Competências

Atualizado: 18 de ago. de 2021

A Roda das Competências é uma ferramenta utilizada na Terapia Cognitiva Comportamental e no Coaching Executivo. O instrumento tem este nome porque se assemelha a uma roda de bicicleta com vários raios, os quais podem ter pontuação de zero a dez, por exemplo, partindo do eixo para a extremidade. Cada raio simboliza uma competência e o usuário marca a pontuação da sua performance atual em cada uma das competências.


Podemos construir uma roda com as seguintes competências:

1) Foco nas pessoas

2) Multi-tarefas

3) Extroversão

4) Relacionamento Interpessoal

5) Sociabilidade

6) Foco nos resultados

7) Automotivação

8) Proatividade

9) Dinamismo

10) Dominância

11) Concentração

12) Especialização

13) Organização

14) Detalhismo

15) Rigor

16) Tolerância

17) Planejamento

18) Empatia

19) Escuta ativa

20) Condescendência


Repare que cada grupo de cinco competências (acima) pertence a uma das inteligências profissionais:

- Comunicação (1 a 5)

- Execução (6 a 10)

- Análise (11 a 15)

- Planejamento (16 a 20)


A Roda das Competências é útil no autoconhecimento e no planejamento para melhoria de performance, assim como a Roda da Liderança e a Roda da Vida, sendo esta última mais utilizada no Coaching de Vida.


Antes de pontuar cada uma das suas competências na Roda, você precisa estabelecer um objetivo profissional. Faça a pontuação e, em seguida, estabeleça metas de melhoria para as competências que favoreçam a conquista do seu objetivo. É possível se desenvolver em três ou mais competências simultaneamente, desde que você identifique sua competência motriz, o que pode ser feito mais facilmente com a ajuda de um Coach ou Psicólogo.


Lembre-se que cada passo é importante. Um pequeno passo pode não levá-lo diretamente ao seu objetivo, mas tira você da situação atual.





Posts recentes

Ver tudo
whatsapp fabiano parreiras
bottom of page