Costumamos confundir três palavrinhas que têm significados diferentes:
CUSTO
É quanto custa para uma empresa produzir e entregar um produto ou serviço.
PREÇO
É quanto o cliente deve pagar para adquirir o produto ou serviço.
VALOR
É o que chamamos de “valor agregado” e depende da percepção do cliente sobre o produto ou serviço consumido.
Deve existir uma diferença entre o preço e o custo dos produtos e serviços que vendemos. Esta diferença é a nossa margem de lucro. É também desejável que haja uma diferença entre o valor percebido pelo comprador e o preço pago para se adquirir o produto. Esta diferença faz com que o comprador sinta que a compra valeu cada centavo e valeria até um pouco mais. Assim, ele se sentirá estimulado a repetir a compra e a recomendá-la a outras pessoas (a famosa propaganda boca a boca).
Se quiser cobrar um preço mais alto pelo seu produto ou serviço, melhore o valor agregado, ou seja, o valor percebido pelo cliente.
Se o seu cliente prioriza preços baixos, reduza seus custos para ter mais competitividade.