top of page

Duas crenças podem separar você do seu objetivo

Você já deve ter ouvido falar em "crenças limitantes". São crenças que tiram a sua coragem, a sua autoconfiança. Algumas crenças fazem você sabotar o próprio sucesso, mesmo que ele esteja prestes a ser alcançado. Existem dois tipos de crenças limitantes que podem separar você do seu objetivo:

- Não consigo (incompetência);

- Não mereço (indignidade).


A primeira crença entra em ação quando nos julgamos incapazes de superar os obstáculos. É o que faz um jovem desistir do emprego dos seus sonhos numa multinacional por acreditar que nunca será fluente em Inglês.


A segunda crença, a do merecimento, age como uma espécie de culpa. Conhece algum profissional brilhante que não se permite alcançar patamares superiores? Talvez ele se julgue indigno de prosperar. Talvez, tenha passado a vida escutando que não conseguiria ser alguém porque não ia bem na escola. Assim, na vida adulta, quando começa a avançar, se sabota e encontra uma desculpa para ter falhado.


Uma empresa norte-americana fez uma experiência curiosa, há alguns anos - dobrou o número de representantes comerciais que tinha em uma determinada região. No início, os representantes veteranos protestaram porque suas áreas estavam sendo divididas ao meio e isso comprometeria suas receitas. Algum tempo depois, porém, eles conseguiram trazer suas receitas ao mesmo nível de antes da divisão. Foi quando a empresa decidiu dobrar o número de representantes mais uma vez. De novo, houve protestos e, de novo, os representantes conseguiram recuperar o nível de suas receitas depois de algum tempo. O caso mostrou que temos mais limites nas nossas próprias cabeças do que no ambiente externo.


Reflita sobre suas crenças. No seu dia-a-dia, preste atenção no que realmente acredita, em como se vê daqui a alguns anos. Construa uma visão positiva de si mesmo. Certamente, você será no futuro uma reprodução absoluta de como acredita que será.


Posts recentes

Ver tudo
whatsapp fabiano parreiras
bottom of page