Usamos o "Enfoque" (ou nicho) quando optamos por atender um segmento bastante específico.
O Enfoque pode ser uma estratégia arriscada porque:
- O nicho enfocado pode sofrer uma crise;
- Pode haver uma inflação de custos que nos distancie das empresas de mercado amplo;
- Um concorrente pode nos imitar e roubar parte do nosso mercado;
- Os concorrentes podem encontrar nichos dentro do alvo estratégico e roubar parcelas do nosso mercado...
Porém, com o Enfoque, podemos dar atenção especial a um segmento e atendê-lo da melhor forma!
Algumas segmentações comuns:
• Demográfica – sexo, idade e renda (cruzeiros para 3ª idade, ou academias para mulheres);
• Cultural – veganos, por exemplo;
• Geográfica – apenas consumidores de uma determinada região;
• Por ramo de atividade – softwares de gestão para o segmento calçadista, por exemplo;
• Por porte – produtos e serviços direcionados para empresas com determinado nível de faturamento ou número de funcionários.
Defina o perfil de cliente que você atende melhor, trabalhe para encanta-lo e seja feliz fazendo o que gosta!