Estratégia de Enfoque - Vantagens e Riscos

Usamos o "Enfoque" (ou nicho) quando optamos por atender um segmento bastante específico.


O Enfoque pode ser uma estratégia arriscada porque:

- O nicho enfocado pode sofrer uma crise;

- Pode haver uma inflação de custos que nos distancie das empresas de mercado amplo;

- Um concorrente pode nos imitar e roubar parte do nosso mercado;

- Os concorrentes podem encontrar nichos dentro do alvo estratégico e roubar parcelas do nosso mercado...


Porém, com o Enfoque, podemos dar atenção especial a um segmento e atendê-lo da melhor forma!


Algumas segmentações comuns:


• Demográfica – sexo, idade e renda (cruzeiros para 3ª idade, ou academias para mulheres);

• Cultural – veganos, por exemplo;

• Geográfica – apenas consumidores de uma determinada região;

• Por ramo de atividade – softwares de gestão para o segmento calçadista, por exemplo;

• Por porte – produtos e serviços direcionados para empresas com determinado nível de faturamento ou número de funcionários.


Defina o perfil de cliente que você atende melhor, trabalhe para encanta-lo e seja feliz fazendo o que gosta!


#estrategiadeempresas #gestaoestrategica #estrategiademarketing #marketing#enfoque#nicho #michaelporter #estrategiasgenericas #planejamentoestrategico

Siga-me nas mídias sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 Fabiano Parreiras

Ikigai Branding, Consultoria e Desenvolvimento Ltda

 

Rua Tiradentes, 78 - 3º andar Centro, Itaúna / MG 35681-510

CNPJ 32.403.534/000155