top of page

Líderes, desafiantes e seguidores

O ciclo de vida de um produto é idêntico ao do ser humano – nascimento, crescimento, maturidade, declínio e morte. Para identificar o estágio do ciclo de vida de um produto, medimos a quantidade de clientes que ele possui.


O líder de mercado é aquele que possui mais clientes e a liderança de mercado é um forte indicador de sobrevivência de um produto ou serviço. Perda de participação de mercado pode significar que o produto entrou em sua fase de declínio.


O segundo e o terceiro colocados em participação de mercado são chamados de “desafiantes”. Todos os demais, são “seguidores”. Cada colocação tem vantagens e desvantagens. Líderes precisam inovar permanentemente e manter a liderança. Não é tarefa fácil! Desafiantes têm o líder como alvo. Seguidores dificilmente se tornam o alvo, mas contam com menos vantagens competitivas.


Para conquistar participação de mercado, faça melhor, mais rápido ou mais barato que os concorrentes. Fusões e aquisições também são uma forma de assegurar participação de mercado. Desde que seu produto melhore a vida das pessoas, é importante mantê-lo vivo.


Posts recentes

Ver tudo
whatsapp fabiano parreiras
bottom of page