Na negociação, quem é você?

O termo “acordo leonino” define acordos abusivos, com grandes vantagens à parte mais poderosa e prejuízos à parte mais vulnerável de uma negociação. A inspiração para o termo faz sentido. Na floresta, o leão é um bicho agressivo, ocupa o topo da cadeia alimentar e está sempre em busca de uma presa.


A gazela é uma presa fácil, indefesa, não sobe em árvores e não pode se enfiar numa toca em situações de perigo. Quando percebe a presença do leão, a gazela só sabe correr.


Mas há outros animais não tão indefesos na floresta. Um dos que chamam a atenção é o búfalo, que sabe se organizar em grupos, tem consciência da própria força e sabe usar seus chifres contra um leão.


Ser leão tem suas vantagens, mas os outros animais da floresta o evitam. A gazela convive bem com os outros animais, mas não tem sossego, pois o leão pode aparecer a qualquer momento. O búfalo, por sua vez, também convive com os outros animais e sabe se defender do leão. Um único búfalo consegue afugentar até dois ou três leões.


Nas negociações do dia-a-dia, qual bicho você tem sido?


#negociacao #sucesso #qualbichovocee

Siga-me nas mídias sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 Fabiano Parreiras

Ikigai Branding, Consultoria e Desenvolvimento Ltda

 

Rua Tiradentes, 78 - 3º andar Centro, Itaúna / MG 35681-510

CNPJ 32.403.534/000155