Propósito Profissional

A vida é como uma roda de bicicleta.


O pneu é a parte mais externa da roda. Pode ser comparado às nossas ações, que deixam rastros, que marcam, mas ainda não dizem tudo sobre a nossa personalidade. Nossas ações são a parte visível, porém, há muito mais por trás disso. No nível do pneu temos nossa aparência, os bens que possuímos, as roupas que vestimos. Ou seja, o pneu é a roupa da roda. O pneu se desgasta com certa facilidade e pode furar a qualquer momento. Quando trocamos o pneu, a roda ganha uma nova aparência, mas acredite, o pneu não é o mais importante.


O aro é mais importante que o pneu. Se o aro estiver empenado, a estabilidade, a velocidade e o conforto ficam comprometidos. Se o aro tiver uma rachadura, ele pode rasgar a câmara e o ar vai acabar saindo. O aro pode ser comparado às nossas crenças. As crenças são menos visíveis e se manifestam quando falamos ou fazemos alguma coisa. O aro sustenta o pneu, assim como nossas crenças sustentam nossas ações.


Os raios são uma parte mais interna da roda e podemos compará-los aos nossos valores. Os raios ligam o eixo ao aro da roda e dão a ele sustentação. Um profissional pode ter a honra como um valor e a crença de investimento na marca, enquanto seu colega compartilha do mesmo valor, mas tem a crença de controle rigoroso de custos. É aí que os conflitos surgem, mesmo quando compartilhamos dos mesmos valores. Para a roda rodar, tudo precisa estar alinhado. Por isso, devemos estar dispostos a rever nossas crenças de vez em quando. Quanto aos valores, estes devem ser firmes. Devemos formar equipes com valores compatíveis. Repare na beleza e na força de uma roda com os raios todos alinhados, bem colocados, brilhando!


Agora, a parte mais importante da roda: o eixo. Esta parte da roda é comparável ao propósito profissional. É o eixo que dá direção, que sustenta todas as partes mais externas. Se uma esfera do eixo se quebra, ele pode travar e, neste caso, a bicicleta não sairá do lugar. O eixo é o propósito.


Qual é o seu propósito profissional? Se você ainda não definiu isso, reflita. Considerando seus talentos, o que o mundo precisa, aquilo que você faz com amor e faz bem feito, que você pode ser pago para fazer, como você pode impactar a vida das pessoas positivamente? A resposta a esta pergunta é o seu propósito profissional.


Definir o nosso propósito profissional pode ser uma tarefa demorada. Muitos chamam o período de definição do propósito de "rito de busca". Para concluir o seu rito de busca, você precisa começar.


Que você tenha um propósito claro e nobre! Se você ainda não descobriu qual é o seu propósito, pense, medite, converse, escreva, peça ajuda... Tudo pode valer a pena! Descobrir qual é o seu propósito pode significar a verdadeira felicidade para qualquer profissional.


Inspirado no livro "O velho e o menino" de Roberto Tranjan


#proposito #missao #carreira #desenvolvimentoprofissional #sucessoprofissional #gestaodecarreira #sucesso

Posts recentes

Ver tudo