"Se você conhece a si mesmo e conhece o seu inimigo, não precisa temer o resultado de cem batalhas"

Seis séculos antes de Cristo, o estrategista Sun Tzu escreveu os treze capítulos de “A Arte da Guerra”, com lições de estratégia militar que são perfeitamente aplicáveis ao mundo corporativo. Uma dessas lições é que “se você conhece a si mesmo e conhece o seu inimigo, não precisa temer o resultado de cem batalhas”.

A correria do dia a dia nos deixa ansiosos e dedicar um tempo a analisar o próprio negócio pode ser difícil. Analisar o ambiente externo, então, nem se fala! Mas já pensou em como as pessoas envolvidas no seu negócio devem enxergá-lo diferentemente de você? Como obter colaboração de um funcionário, por exemplo, que enxerga prioridades diferentes das suas?

Analisar suas capacidades e o ambiente é fundamental para empresas de qualquer porte. Se você percebe que precisa de ajuda para fazer isso, reúna-se com um sócio, ou com gerentes da sua confiança. Se preferir, conte com o apoio de um consultor. Faça pesquisas de mercado, de concorrência, clima organizacional e satisfação de clientes. Vale lembrar também outro autor muito famoso – Dale Carnegie: - “Reúna todos os fatos, pondere sobre os fatos e, então, tome uma decisão!”


#estrategiadeempresas #aartedaguerra #marketing #sucessoprofissional #estrategia #gestaoestrategica #suntzu

Posts recentes

Ver tudo