top of page

O que é Competência I

Atualmente, resumimos "competência" como sendo o acúmulo de conhecimento, somado ao desenvolvimento de habilidades e a uma atitude propícia. Os profissionais de Recursos Humanos costumam usar a fórmula "Competência = C+H+A", onde:

C = Conhecimento

H = Habilidades

A = Atitude


Acumular conhecimento é estudar a teoria de uma matéria. Ler um manual de como andar de bicicleta, por exemplo, nos dá conhecimento sobre o tema. Porém, alguém pode ler o manual completo e ainda não estar apto a sair pedalando por aí. Para ser um bom ciclista, é importante praticar. É a prática que nos permite desenvolver habilidades. E, por fim, conhecimento e habilidades serão úteis somente se o indivíduo tiver uma atitude positiva, de disposição para aplicar o que sabe fazer, preferencialmente com uso adequado dos recursos e obtendo resultados de qualidade, na medida certa.


Quando entendemos "competência" desta forma, fica mais fácil assumir nossa incompetência para determinadas coisas. Reconhecer que não estudei tal assunto e, por isso, não sou competente para discorrer sobre ele é algo aceitável.



Posts recentes

Ver tudo
whatsapp fabiano parreiras
bottom of page